NOTÍCIAS

COOTES promove workshop com residentes do Hospital  Jayme dos Santos Neves 11/04/2024

COOTES promove workshop com residentes do Hospital Jayme dos Santos Neves

No último dia 05/04, aconteceu a segunda edição do Workshop de Imobilizações Ortopédicas, uma iniciativa realizada por meio da parceria entre COOTES, Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves (HEJSN)  e o Instituto Capixaba de Imobilização Ortopédica, para incrementar a formação dos residentes do HEJSN.

Com uma abordagem teórica e prática, foram apresentados aos participantes as técnicas e conhecimentos das principais condutas para o acompanhamento médico de traumas e lesões nos pacientes. Este aprendizado é essencial para que os profissionais compreendam as orientações e métodos de aplicação em imobilização ortopédica.

A primeira edição do workshop, realizada no ano de 2023, foi voltada exclusivamente para residentes do HEJSN. A segunda edição, no entanto, expandiu o número de vagas para que acadêmicos do hospital também tivessem a oportunidade de participar, é o que explica o ortopedista Dr. Marcelo Rezende, Diretor Financeiro da COOTES e um dos organizadores da formação: “No ano passado, fizemos apenas para os residentes do hospital. Na hora, alguns acadêmicos entraram e assistiram. Assim, neste ano, abrimos vagas para os acadêmicos”.

Ele explica ainda que este curso é importante, pois muitos dos residentes quando chegam ao hospital não têm nenhum conhecimento relacionado a imobilização ortopédica e mesmo profissionais com mais tempo de carreira não possuem domínio de algumas das técnicas. 

“A maioria dos residentes chegam sem muita experiência de imobilização, muitas vezes não sabem nem como fazer uma imobilização gessada,  então a gente partiu dessa ideia, acompanhando a dificuldade que os R2 e até os R3 tinham de fazer uma imobilização”, informa.

Para a residente do HEJSN, Daniela Bortolini, que participou do workshop, o treinamento é de extrema importância, pois o volume de imobilizações feitas pelo serviço de ortopedia do hospital é muito grande. “A imobilização é feita todos os dias. De 100 pacientes que passam pelo Jayme, que é um hospital muito grande, a imobilização é feita em cerca de 90. Por isso  é primordial o médico saber”.

Já para o residente Ricardo Boina o workshop é uma ótima oportunidade para os profissionais aprimorarem suas técnicas de imobilização. “Este é o segundo evento desse tipo que a COOTES promove e tanto o hospital quanto o serviço de assistência só têm a ganhar”.

O curso também proporcionou a promoção de uma ação social, já que para participar do workshop cada inscrito fez a doação de um chinelo de borracha, que serão disponibilizados para grávidas que ficam internadas no hospital.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia