NOTÍCIAS

Tecnologia baseada em um sistema de jogo pode melhorar a precisão dos raios X 22/01/2016

Tecnologia baseada em um sistema de jogo pode melhorar a precisão dos raios X

Com o propósito de produzir raios X de grande qualidade com mínima exposição à radiação, sobretudo nas crianças, os investigadores desenvolveram um novo método para obter imagens nos pacientes. É surpreendente que a nova modalidade tecnológica não seja um aparelho de grande tecnologia e muito custoso, mas principalmente está baseada em um sistema de jogo Xbox.

Utilizando software de marca desenvolvido para o sistema da Microsoft Kinect, investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis adaptaram a tecnologia de mãos livres utilizada para o sistema popular Xbox a fim de ajudar os radiologistas quando obtêm radiografias.

O software incorporado ao sistema Kinect pode medir a espessura de partes do corpo e verificar o movimento, a posição e o campo visual dos raios X imediatamente antes de obter as imagens, disse o Dr. Steven Don, professor associado de radiologia no Instituto de Radiologia Mallinckrodt da Universidade. A vigilância em tempo real alerta os tecnólogos a respeito de fatores que poderiam alterar a qualidade da imagem. Por exemplo, o movimento durante uma radiografia exige sua repetição, aumentando a exposição à radiação, disse Don.

Um estudo de viabilidade se apresentará em 2 de dezembro no Congresso Anual da Radiological Society of North America em Chicago.

O objetivo é produzir imagens de raios X de grande qualidade a uma dose de radiação baixa sem ter que repetir as imagens, disse Don. Parece surpreendente dizer que o sistema de jogo Xbox poderia nos ajudar a melhorar as imagens médicas, mas nosso estudo parece indicar que isto é possível.

A modalidade tecnológica poderia beneficiar todos os pacientes mas sobretudo as crianças em virtude de sua sensibilidade à radiação e a maior variação nos tamanhos dos corpos, que podem flutuar de lactentes prematuros até os adolescentes do tamanho de um adulto. Estabelecer as técnicas de raios X adequadas para minimizar a exposição à radiação depende da espessura da parte do corpo da qual serão obtidas imagens. As radiografias de grande qualidade são decisivas para determinar os diagnósticos e os planos de tratamento.

Tradicionalmente foram utilizados calibradores de aço para medir a espessura de partes do corpo para obter radiografias. No entanto, os calibradores são dilatados, intrusivos e frequentemente assustadores para as crianças, sobretudo os que estão doentes ou que sofreram alguma lesão, disse Don, radiologista pediatra que trata pacientes no Hospital Infantil de St. Louis. Para obter a melhor qualidade da imagem e ao mesmo tempo minimizar a exposição à radiação, a técnica de raios X deve ser baseada na espessura da parte do corpo, disse Don. O software de jogo tem um sensor infravermelho para medir automaticamente a espessura de partes do corpo sem necessidade de contato com o paciente.

Além disso, utilizamos a câmara óptica para confirmar que o paciente esteja em uma posição adequada, explicou.

Originalmente desenvolvido como um sensor de movimento e um dispositivo de reconhecimento de voz e facial para o sistema de jogos de Xbox, o software Microsoft Kinect permite aos indivíduos jogar jogos com mãos livres ou sem um controlador padrão. Os cientistas, os especialistas em computadores e outros inventores adaptaram a tecnologia Xbox para os aplicativos que não são de jogos.

Don e seus colaboradores, por exemplo, combinaram a tecnologia Microsoft Kinect 1.0 com o software de marca para melhorar as imagens dos raios X. Com a ajuda do escritório de controle de tecnologia da Universidade de Washington, a equipe solicitou uma patente no ano passado.

Don desenvolveu a tecnologia com William Clayton, um ex-programador de computadores na Escola de Medicina, e Robert MacDougall, um físico de Medicina Clínica do Hospital Infantil de Boston.

Este ano, Don e seus colaboradores receberam financiamento da Universidade de Washington e da Sociedade para Radiologia Pediátrica. Utilizaram estes recursos para continuar a pesquisa com Microsoft Kinect 2.0 atualizado e procuraram realimentação de técnicos em radiologia para melhorar o software.

Embora se necessite de mais pesquisa e desenvolvimento, a meta final é aplicar a tecnologia a novos aparelhos de raios X e também adaptá-la a equipamentos mais antigos.

Pacientes, tecnólogos e radiologistas desejam radiografias da melhor qualidade com a dose mais baixa possível sem ter que repetir as imagens, disse Don. Esta modalidade tecnológica é uma ferramenta para ajudar a atingir esta meta.

Fonte: Science Daily

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia