NOTÍCIAS

Conheça o NAF, o novo projeto técnico-educacional da COOTES 08/02/2018

Conheça o NAF, o novo projeto técnico-educacional da COOTES

Em fevereiro, a COOTES irá apresentar o Núcleo de Assistência e Formação (NAF), um projeto técnico-educacional que integra diversas atividades na área de ortopedia e que proporcionará mais conhecimento aos estudantes e profissionais da especialidade.

O NAF atuará em duas frentes: na formação profissional e na capacitação profissional em forma de educação continuada. Junto à atuação da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia do Espírito Santo (Lotes), que em 2018 passa a ter um vínculo direto com a COOTES, o projeto possibilita que a cooperativa apoie o estudante desde o começo da formação acadêmica, passando pelo serviço de residência médica, até a cooperação desse futuro profissional ortopédico.

Entre as ações de formação profissional do NAF estão previstas atividades teóricas mensais presenciais e obrigatórias; atividades práticas inseridas nos serviços públicos de atuação; campanhas públicas de engajamento sociocultural; desenvolvimento de linhas de pesquisa em Ortopedia e Traumatologia; e curso quadrimestral de cooperativismo. Segundo Thiago Maia, Coordenador Técnico-Educacional da COOTES e idealizador do NAF, é de extrema importância que a cooperativa esteja envolvida na formação do profissional ortopédico, uma vez que a COOTES é responsável por aproximadamente 90% dos ortopedistas e traumatologistas do Espírito Santo. “Se conseguimos acompanhar e preparar o profissional desde sua formação acadêmica, teremos um ortopedista com uma qualidade de trabalho diferenciada”.

É importante ressaltar que diversas atividades já são realizadas, sendo o NAF uma forma de integrar todas elas, aumentar a adesão de estudantes e profissionais, e ampliar as ações no campo. Um exemplo dessas atividades é a inscrição, anualmente, de seis pesquisas inéditas no Congresso Brasileiro de Ortopedia. Para se ter uma ideia da qualidade da área de pesquisa, dos seis trabalhos apresentados em 2017, cinco foram aprovados, sendo um selecionado entre os dez melhores de todo o Congresso. Na categoria acadêmica, os cinco trabalhos apresentados conquistaram os cinco primeiros lugares.

Como novas atividades, o NAF prevê, por exemplo, um sistema de educação que disponibiliza vagas de estágio para residentes de ortopedia para que acompanhem os cooperados da COOTES em hospitais e possam se desenvolver em traumatologia ortopédica, uma área deficiente nos serviços de residência.

Na área social, a COOTES atua com campanhas públicas e mutirões de atendimento em escolas, igrejas e outras instituições. Essas ações sociais muitas vezes são transformadas em linhas de pesquisa, como o estudo científico sobre artrite e artrose realizado em 2017, com base nos pacientes atendidos. Com o NAF, a ideia é que essas ações sejam periódicas e uma campanha pública seja desenvolvida a cada semestre. Para 2018, a COOTES prevê ainda a promoção de cursos quadrimestrais de cooperativismo, para que os interessados possam compreender o funcionamento da cooperativa.

Além de importantes ações nos campos social e educacional, um dos objetivos do NAF é apresentar os profissionais da ortopedia do Espírito Santo como um grupo unido e altamente capacitado, que sirva como referência no campo. “Queremos fortalecer a ortopedia do Espírito Santo para que sejamos vistos com o devido destaque no cenário nacional e possamos qualificar cada vez mais nossos serviços”, declara Thiago Maia.

Para promover a capacitação profissional, o NAF terá atuação segmentada por serviço, para que seja mantido um sistema de aperfeiçoamento. As ações incluem personalização dos serviços hospitalares; solicitação de criação e arquivo de regimentos internos do serviço de ortopedia para cada unidade hospitalar; além da promoção de seminários para discussão de casos clínicos, desafios e sugestões para aprimorar os serviços prestados.

Por meio de gestão do NAF, a COOTES determina que cada área da ortopedia tenha reuniões estratégicas semestrais para que sejam desenvolvidos protocolos em temáticas propostas pela cooperativa. Com essas reuniões e protocolos, será possível integrar os resultados às pesquisas e estudos práticos, e fazer com que as atividades do NAF estejam em harmonia para caminharem juntas e gerarem melhorias para a área de saúde ortopédica. Com o trabalho bem prestado da organização, será possível gerar resultados práticos e soluções estratégicas e financeiras, auxiliando inclusive o Estado em questões de saúde pública. “A característica mais importante do NAF é integrar atividades isoladas que quando unidas nos permitem obter mais conhecimento, ver tudo de forma mais ampla”, declara Thiago Maia.

Por acreditar na importância da educação continuada, a COOTES, a partir do NAF, proporcionará aos cooperados a oportunidade de continuar sempre se desenvolvendo, tanto participando de eventos como ouvintes quanto promovendo as palestras.

É importante frisar que o NAF é uma organização sem fins econômicos, e por isso, todos os recursos recebidos são investidos de volta em suas próprias atividades. Em breve, o Núcleo contará também com espaço físico próprio, cedido pela COOTES. Chamado de NAF Treinamento, a estrutura – especialmente preparada para atender às atividades do NAF – é baseada nos melhores centros de treinamento de ortopedia do Brasil, e será local para cursos práticos de aprimoramento destinados a estudantes e profissionais. Nesse espaço, será possível realizar qualquer tipo de capacitação profissional em todas as áreas da ortopedia, além de cursos simultâneos com transmissão ao vivo. Para viabilizar o NAF Treinamento, a COOTES está em processo de concretização de parcerias com empresas que tenham interesse em fazer parte do projeto.

Em geral, a expectativa é de que 2018 seja um ano de mudanças muito positivas, com ações integradas que promovam conhecimento e experiências práticas, network, entrada de novos cooperados, novos vínculos e, sobretudo, melhorias significativas para a área da ortopedia do Espírito Santo.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia