NOTÍCIAS

A medicina capixaba e mundial perde Sergio Ragi Eis 23/02/2012

A medicina capixaba e mundial perde Sergio Ragi Eis

É com grande pesar que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional Espírito Santo (SBOT-ES) e a Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo (COOTES) vêm informar o falecimento do ortopedista e traumatologista Sergio Ragi Eis, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (22), em São Paulo. A esposa Irani, as duas filhas Isabella e Marina, e a mãe Oriete Eis, informam aos amigos que o corpo está sendo velado no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, onde será cremado às 11h de hoje.

Sergio Ragi Eis tinha 49 anos e exercia o cargo de primeiro secretário da SBOT-ES. Também foi fundador e presidente, por dois mandatos, da Sociedade Brasileira de Densitometria, campo da medicina que dedicou a vida a estudar. Foi o pioneiro em terras capixabas a destinar seus estudos somente à osteoporose, pesquisando o osso de uma forma macroscópica e não do ponto de vista metabólico. Com isso, colocou o Espírito Santo na rota dos principais centros de estudos sobre doenças osteometabólicas.

Sergiocomeçou a se interessar e estudar adoença em 1984, enquanto cursava Medicina na Pontifícia UniversidadeCatólica (PUC) do Rio de Janeiro. Foi lá também que o especialista fez residência e pós-graduação. Em 1990, foi para São Francisco,Califórnia, onde passou seis meses se especializando em densitometria,um método que permite quantificar a massa óssea e possibilita o diagnósticona osteoporose. Sergio importou a tecnologia e trouxe o sextoequipamento de densitometria do Brasil, o primeiro do Estado, queainda era o único até meados de 1995.

Em entrevista a Revista COOTES (veja aqui), no início do ano passado, Sérgio afirmou que “a densitometria não é a resposta final e definitiva para todas as dúvidas sobre o osso de um indivíduo com osteoporose. Mas, seguramente, é o método mais sólido que temos hoje pra identificar quem está em risco e acompanhar o tratamento dessas pessoas”.

Em nota em seu site, a Associação Brasileira para Avaliação Óssea, Osteoporose e Osteometabolismo (ABrASSO) disse orgulha-se por ostentar a identidade ética, altruísta e empreendedora do homem que plantou a semente, escorou o caule e multiplicou os frutos da grande árvore do osteometabolismo no Brasil.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia