NOTÍCIAS

COOTES e a Lotes promovem ações sociais direcionadas à população capixaba 20/11/2018

COOTES e a Lotes promovem ações sociais direcionadas à população capixaba

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia do Espírito Santo (Lotes), que é um dos braços da COOTES quando o assunto é capacitação, tem como um de seus pilares o envolvimento em ações sociais, sejam elas promovidas pela própria Liga, pela SBOT, SBOT-ES ou pela cooperativa. Por isso, em 2018, a Lotes tem participado de diversas ações que visam a conscientização da população acerca de temas relevantes à saúde, segurança e bem-estar.

A primeira delas foi em fevereiro, com o Carnaval Sem Traumas, uma ação promovida pela SBOT em nível nacional, que orientou acerca da prevenção de lesões e de acidentes de trânsito durante os dias de folia. Os membros da Lotes vestiram a camisa do movimento e foram às ruas, bares e locais onde as pessoas consumiam bebidas alcóolicas, para conversar com motoristas e alertá-los sobre a importância da direção segura durante o carnaval. A ação contou também com a entrega de cartilhas educativas como reforço.

Segundo o vice-presidente da Lotes, o acadêmico Pedro Henrique Rocha Carvalho, a ação teve uma ótima repercussão. “As pessoas foram muito receptivas. Estávamos com a camisa do movimento, e isso conferiu credibilidade à ação. Além disso, por sermos profissionais e estudantes de medicina, as pessoas realmente paravam para ouvir o que tínhamos a dizer”. O vice-presidente afirmou ainda que esse tipo de ação é de extrema importância para alertar a população sobre esses temas e aproximar mais a comunidade médica das pessoas.

Em maio, em virtude do Maio Amarelo, movimento que busca chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a Lotes e a COOTES se uniram para promover outra ação de conscientização. Além de participar de ações sociais direcionadas à população, a liga e a cooperativa realizaram diversos encontros entre profissionais e acadêmicos para estudos de traumatologia relacionados ao contexto de acidentes de trânsito. Esse movimento beneficiou não só a população, mas os estudantes e profissionais de ortopedia e traumatologia, que puderam receber e trocar muito conhecimento.

Junto ao Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), a Lotes também participou do programa Salve sua Coluna, com visitas a colégios públicos da Grande Vitória para avaliar possíveis deformidades de coluna em adolescentes. Em agosto, as duas organizações se uniram novamente para a Ação Social Resgate e ofereceram atendimento ortopédico à população de Barramares, em Vila Velha.

Em outubro, a Lotes se envolveu na campanha de doação de brinquedos promovida pela COOTES. A ação teve como objetivo recolher brinquedos novos e usados para criar uma brinquedoteca no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG).

A participação da Lotes em ações sociais é essencial, uma vez que traz benefícios tanto às comunidades quanto aos membros da Liga. Além do cuidado oferecido à população, fazendo com que as pessoas se sintam acolhidas, essa participação reforça os conhecimentos dos membros da Liga e ensina aos estudantes a pensar coletivamente, instigando, desde sua formação, a agir com responsabilidade social.

Além dessas iniciativas, a Lotes é apoiadora e difusora das campanhas de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa), o suicídio (Setembro Amarelo) e o câncer de próstata (Novembro Azul).

A expectativa da COOTES e da Liga é de que a participação em ações sociais cresça cada vez mais, e que a Lotes possa não só participar de tais movimentos, mas promovê-los, engajando outras instituições e gerando impactos cada vez maiores e positivos para todos.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia