NOTÍCIAS

Sucesso dos projetos educacionais em 2018 geram boas expectativas para ações em 2019 06/02/2019

Sucesso dos projetos educacionais em 2018 geram boas expectativas para ações em 2019

A COOTES começou 2019 com toda a disposição para fazer acontecer. Isso porque 2018 foi um ano de muitas realizações, inclusive na área de educação, o que só nos motiva a ir cada vez mais longe.

O NAF, adjunto ao programa CET-SBOTES, promoveu módulos de ensino destinados aos acadêmicos de medicina vinculados à Liga de Ortopedia – LOTES, residentes dos serviços credenciados à SBOT, além da própria comunidade ortopédica capixaba. Os cinco módulos desenvolvidos foram focados em coluna vertebral, reconstrução óssea, ortopedia pediátrica, oncologia ortopédica e ombro/cotovelo, e contou com transmissão simultânea das palestras por meio das plataformas virtuais, o que ampliou a participação para públicos de outros municípios capixabas, inclusive de outros estados.

Na área de pesquisa, o Científico NAF se dedicou a estudos em traumatologia, saúde pública, reabilitação, farmacologia, experimental e osteometabolismo, dentro do programa de Reunião Científica do NAF. Os acadêmicos de medicina vinculados à LOTES puderam se capacitar no conhecimento científico a partir da integração com ortopedistas da COOTES, além de representarem o NAF no Congresso Capixaba de Ortopedia e Traumatologia 2018 e no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Rio 2018, tendo sido aprovadas neste as pesquisas desenvolvidas para apresentação oral.

Mantendo a tradição da SBOT-ES, houve mais um simulado preparatório para o TEOT, utilizado pelos serviços participantes como critério de qualificação dos residentes para obtenção do certificado de conclusão do programa. Os residentes de ortopedia dos serviços credenciados à SBOT testaram seu conhecimento teórico-prático no Centro de Simulações do Vitória Grand Hall, e vivenciaram com que tipo de avaliação irão se deparar na prova de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Além de todas essas iniciativas, foi promovido um estágio optativo em que a COOTES recebeu dois acadêmicos de medicina para capacitação nos princípios da traumatologia ortopédica. Ao longo de aproximadamente um mês foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas para qualificação na temática proposta. Os acadêmicos André Macedo e Arthur Melotti concluíram o programa de extensão universitária e foram aprovados com êxito no exame prático final.

O ano que passou foi de grande aprendizado não só para os acadêmicos e residentes, mas também para a COOTES, que ratificou a importância de valorizar a educação e a troca de conhecimento. A COOTES espera que 2019 traga novos desafios, que gerem boas experiência e grandes conquistas.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia