NOTÍCIAS

Governo do Estado realiza seminário sobre tendência do cooperativismo capixaba 14/03/2012

Governo do Estado realiza seminário sobre tendência do cooperativismo capixaba

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), realizou o “I Seminário Tendência do Cooperativismo Capixaba”, ocasião em que também foi lançado o Plano Estadual de Desenvolvimento do Cooperativismo.

O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, às 9h dessa segunda-feira (12), e contou com a presença do governador, Renato Casagrande, do seu vice, Givaldo Vieira, do presidente da Aderes, Pedro Gilson Rigo, do presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago, além de diretores, conselheiros, gerentes, técnicos, colaboradores e outros membros de cooperativas do Estado. O seminário foi ministrado pelo Deputado Federal Dr. Ubiali (PSB/SP).

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Espírito Santo (SBOT-ES), Marcelo Rezende, o diretor tesoureiro da Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo (COOTES), Alceuleir Cardoso de Souza, e o diretor presidente da COOTES, Hélio Barroso dos Reis, também estiveram presentes. “Esse encontro foi um avanço para todas as cooperativas capixabas, já que o Governo do Estado demonstrou estar realmente interessado em firmar parcerias com essas entidades”, salienta Hélio Barroso dos Reis.

Segundo Esthério Sebastião Colnago, esse dia ficará registrado na história das cooperativas do Espírito Santo. “É a primeira iniciativa espontânea de um Governo, neste Estado, de estipulação de políticas públicas, claras, objetivas e específicas para as entidades aqui estabelecidas”, afirma o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, que completou dizendo que esses são os frutos das sementes plantadas com a promulgação da Lei Estadual de apoio ao Cooperativismo, ainda no governo de Paulo Hartung.

No Estado, conforme dados apresentados durante o encontro, mais de 550 mil atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e 60% de todo o atendimento de urgência e emergência nos maiores hospitais estaduais são realizados por profissionais de cooperativas médicas. “Estas entidades prestam um importante serviço aos capixabas. Portanto, devem ser reconhecidas, de forma a não serem excluídas do processo de gestão dos hospitais, ou prestação dos serviços até então brilhantemente desenvolvidos”, concluiu Colnago.

I Seminário Tendência do Cooperativismo Capixaba

Segundo o Portal do Governo do Estado do Espírito Santo, durante o seminário foi realizado uma palestra com o tema “O Congresso Nacional e a Nova Lei Geral do Cooperativismo”, com o deputado federal Dr. Ubiali, que também é membro da Frente Nacional Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo.

Além disso, foi firmado um pacto para o Plano de Cooperativismo entre a Aderes, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Trabalho e Educação Profissional (Sectit), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Ainda durante o seminário, foi assinado um convênio entre a Aderes e a OCB para prestação de consultoria e construção de Planos de Negócios às Cooperativas e Grupos Produtivos do Estado.

Plano Estadual de Desenvolvimento do Cooperativismo

O principal objetivo do Plano Estadual de Desenvolvimento do Cooperativismo, lançado durante o encontro, é de estabelecer estratégias de ampliação do setor com programas e ações alinhadas com suas diretrizes. O plano tem o intuito de incentivar o modelo cooperativista como base do desenvolvimento regional sustentável e equilibrado, e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento das cooperativas, buscando harmonizar a relação entre os diversos grupos produtivos, contribuindo para redução da pobreza, das desigualdades socioeconômicas, e maior diversificação da economia com inclusão produtiva.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia