NOTÍCIAS

Dia Internacional do Cooperativismo celebra a força das cooperativas no mundo 05/07/2019

Dia Internacional do Cooperativismo celebra a força das cooperativas no mundo

Um dos objetivos propostos pela ONU para mudar o mundo é o desenvolvimento inclusivo e o trabalho decente. A proposta é agir para combater os altos níveis de desigualdade social e desemprego, particularmente entre os jovens, e que travam o desenvolvimento de um país em diversas frentes. Como empresas centradas nas pessoas e na força de atuações coletivas, as cooperativas têm um importante papel a desempenhar nesse contexto.

Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas, quase 10% de todos os postos de trabalho do planeta. O número de cooperativas no mundo ultrapassa a marca de 2,5 milhões, e geram mais de US$ 3 trilhões em receitas anuais. Para se ter uma noção dos números mundialmente, uma em cada sete pessoas está associada a uma cooperativa.

Alinhada aos objetivos da ONU, a ACI escolheu o tema: “Cooperativas em prol do trabalho decente” para abordagem em 2019. Segundo o presidente Ariel Guarco, “as cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”.

Em razão dessa relevância, no dia 6 de julho comemora-se, em mais de 100 países, o Dia Internacional do Cooperativismo, que desde 1922 é celebrado no primeiro sábado desse mês. No Brasil, a data marca ainda as ações festivas e sociais do Dia de Cooperar, também chamado de “Dia C”. Trata-se de uma reunião de cooperativas para promoção de ações nas áreas de cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer, em busca do desenvolvimento das comunidades locais.

A COOTES têm orgulho de fazer parte dessa grande rede de cooperativas que promove a geração de empregos e o desenvolvimento do Espírito Santo, e é com alegria que comemoramos mais um Dia Internacional do Cooperativismo. Que o sentimento de coletividade nos mantenha avançando sempre em prol do crescimento sustentável de nossas comunidades.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia