NOTÍCIAS

Dia do Ortopedista: mais de 270 profissionais atuam no Espírito Santo 20/09/2013

Dia do Ortopedista: mais de 270 profissionais atuam no Espírito Santo

 

O dia 19 de setembro é conhecido como o Dia do Ortopedista. Ele foi escolhido porque é data da criação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que aconteceu em 19 de setembro de 1933.

Para comemorar a data, a Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo (COOTES) fará uma confraternização na próxima sexta-feira (20), onde acontecerá o lançamento do livro do presidente da Cootes, Hélio Barroso dos Reis, com o tema “A História da Ortopedia Capixaba”.

O livro é uma parceria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia com a Cootes e fala sobre a história da ortopedia capixaba. Segundo Hélio, o interessante é resgatar imagens do passado, dos primeiros ortopedistas do Espírito Santo e dos primeiros serviços de ortopedia fundados no Estado.

O presidente da Cootes frisou ainda que a ortopedia brasileira é respeitada no mundo, assim como a ortopedia capixaba é respeitada no país. No Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), os ortopedistas realizam cirurgias de alta complexidade, como, por exemplo, lesão no plexo braquial – que é o conjunto de nervos que ligam o pescoço ao braço – além de enxerto de nervo e próteses.

Essas cirurgias feitas pelo SUS são realizadas no Hospital Dório Silva, na Serra, e no Hospital Antônio Bezerro de Farias, em Vila Velha. Também existe no Estado, através do SUS, o serviço de alta complexidade de Ortopedia Pediátrica.

Ao todo, 270 médicos ortopedistas no Espírito Santo. Desses, 220 fazem parte dessa cooperativa, que é a maior de especialistas ortopedistas e traumatologistas do Brasil e referência nacional no modelo de trabalho.

No evento, que acontecerá na próxima sexta, serão homenageados alguns ortopedistas que trabalham em hospitais no Estado.

Fonte: Nina Almeida, redação Folha Vitória

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia