NOTÍCIAS

Qual é o peso ideal de mochilas para as crianças? Especialista da COOTES responde. 17/02/2017

Qual é o peso ideal de mochilas para as crianças? Especialista da COOTES responde.

Não é de agora que pais em todo o Brasil se questionam se é saudável que seus filhos carreguem nas costas suas mochilas com livros, cadernos e todo o peso do material sugerido pela própria escola.

Em muitos casos o peso que um aluno leva em sua mochila pode ser demais até para adultos. Segundo o cooperado da COOTES, Dr. Charbel Jacob – Especialista em Coluna Vertebral e Coordenador de Residência em Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Vitória –, uma carga tão elevada pode causar desde simples dores nas costas, braços e ombros, até problemas mais graves: “Com o tempo, o peso a mais na mochila pode causar alterações sérias, levando a uma postura cifótica, ou corcunda, elevando o risco de uma incidência precoce de doenças degenerativas da coluna”, afirmou.

Apesar de ainda desconhecida por muitos pais e alunos (e nem sempre observada pelas escolas) desde 2013 está em vigência a lei 66/2012, que limitar a carga das mochilas a 15% do peso da criança. Ou seja, uma criança que pese em torno de 35 kg nos termos legais só poderia carregar às costas um peso total de 5 kg mais 250 gramas, o que é mais ou menos o mesmo que três livros e três cadernos grossos, mais um estojo.

Parece pouco? Pense novamente. Para um homem adulto de 80 quilos, seria como carregar nas costas uma mochila com dois sacos de arroz grandes (embalagens de 5 kg) e mais duas caixas de leite de 1 litro.

E qual seria a solução, se são tantas as matérias que as crianças têm na escola e não é possível deixar os livros em casa? Segundo o Dr. Charbel, a mochila com rodinhas é uma delas: “O carrinho é um excelente recurso para evitar a sobrecarga, desde que a alça dele esteja à altura da cintura da criança, para evitar que ela tenha que se curvar ao carregá-lo”.

Mas mesmo que seja respeitado o limite saudável de peso nas mochilas, ainda é possível que a criança sinta dores. Para evitar isso, há algumas recomendações simples. “O peso deve ser distribuído de forma equilibrada nas costas e isso e pode ser alcançado com o uso de uma mochila que tenha tiras de tronco e abdômen. A mochila também deve ter dimensões corretas e o ideal é que nas costas ela fique a distância mínima de 3 cm do bumbum da criança.”, explicou.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia