NOTÍCIAS

ONU declara 2012 como o ano do cooperativismo 04/01/2012

ONU declara 2012 como o ano do cooperativismo

Este ano será especial para as cooperativas do mundo inteiro. Como ficou determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 2012 é o “Ano Internacional das Cooperativas”, que no Brasil somam 6.652 entidades em 13 atividades diferentes.

O tema escolhido para essa ação foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”, o que reflete o espírito cooperativista e também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. A ONU ainda completa que esse ano deve ser de luta para se aumentar a consciência pública sobre o papel das cooperativas e os benefícios de seus membros, em busca de mais democracia e de atender as necessidades socioeconômicas do setor.

No Espírito Santo, a presença do cooperativismo é muito forte. Conforme dados da OCB-ES, no Estado existem nove segmentos diferentes de cooperativas, como o agropecuário, o educacional, de transporte, entre outros. No setor da saúde, por exemplo, são 21 entidades, sendo que 11 são de especialidades médicas, como a Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo (COOTES), a Cooperativa de Pediatria do Estado do Espírito Santo (COOPEDEES), a Cooperativa dos Neuro Cirurgiões do Estado do Espírito Santo (COOPNEURO), entre outras.

Segundo Samuel Lopes Fontes, analista de gerência técnica da OCB-ES, o Ano Internacional das Cooperativas será muito importante. “Vamos mostrar, por diversos eventos, a força que o setor possui em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural da população”, afirma Fontes. E finaliza dizendo que a OCB-ES planeja realizar várias ações ao longo de 2012, em diferentes microrregiões do Estado e sempre em parceria com as cooperativas locais. O calendário completo da campanha será divulgado em breve e você também poderá acessá-lo no site da COOTES.

Fonte: OCB-ES e Sebrae

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia