NOTÍCIAS

Neste Carnaval, curta a praia com mais segurança 21/02/2014

Neste Carnaval, curta a praia com mais segurança

O Carnaval está aí e o período é de folia, descanso e, como sempre, de praias lotadas. E é importante lembrar que, quando se trata da segurança de banhistas ou de quem pratica esportes aquáticos, todo cuidado é pouco. Por isso, a COOTES apoia a ação desenvolvida pela SBOT-ES, que promoverá neste domingo (23), a partir das 9h, na Praia de Camburi, em Vitória, a campanha Praia Segura, com o objetivo de apresentar aos banhistas cuidados essenciais que devem ser observados ao frequentar praias, rios e lagoas.

Segundo o presidente da SBOT-ES, Thanguy Gomes Friço, o principal foco da campanha será a prevenção. “Nossa meta é levar informações de segurança aos banhistas. Para tanto, serão distribuídos panfletos que contém dicas para aproveitar com mais tranquilidade as praias, lagoas e rios do nosso Estado. Como por exemplo, evitar nadar sozinho ou após ingerir bebida alcoólica; não saltar de locais altos para dentro da água ou conduzir embarcação se não for habilitado”, explica Friço.

Além da panfletagem, os nadadores da Associação de Amigos da Praia de Camburi (AAPC) – que apoiam a campanha – farão uma travessia até a Ilha do Socó, abraçar simbolicamente o local e, em seguida, retornar à praia. “Esta iniciativa da SBOT-ES é muito importante, especialmente aqui em Camburi, uma praia bastante movimentada, onde muitas pessoas aproveitam o mar e também praticam esportes. Sendo assim, alertar esses frequentadores é crucial para promover mais segurança, pois já tivemos diversos acidentes graves em nosso litoral, inclusive de repercussão nacional, e vários incidentes menores que muitas vezes não são noticiados, mas que não deixam de ser preocupantes”, informa o presidente da AAPC, Paulo Pedrosa.

Quem também apoia esta ação é a Cooperativa dos Cirurgiões Plásticos do Espírito Santo (Cooplastes), a Cooperativa dos Anestesiologistas do Espírito Santo (Coopanestes), a Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Espírito Santo (Cooperciges), a Federação Brasileira das Cooperativas de Especialidades Médicas (Febracem), o Instituto Elos da Saúde e o Instituto Vida e Movimento.

Siga algumas dicas do Corpo de Bombeiros e da SBOT-ES e curta a praia com segurança:

– Evite nadar sozinho;

– Prefira banhar-se próximo aos guarda-vidas;

– Se ingerir bebidas alcoólicas, evite entrar na água;

– Não mergulhe após lanches e refeições;

– Não salte de locais elevados para dentro da água;

– Não ultrapasse o perímetro delimitado para banho. Caso não haja sinalização, evite afastar-se da margem;

– Conduza embarcações apenas se for habilitado e navegue fora da área dos banhistas;

– Não deixe crianças sozinhas e sem a presença de um adulto;

– Coloque pulseiras de identificação nas crianças;

– Evite ficar horas exposto ao sol e beba bastante água;

– Pratique esportes somente em locais permitidos;

– Ao perceber um afogamento, prefira lançar objetos flutuantes, como bolas, boias, cordas e pranchas, ao invés da ação corpo a corpo se não for capacitado;

– Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e siga todas as orientações dadas.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29055-220

27 3325-3183
© 2017 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia