NOTÍCIAS

Governo amplia serviços no Hospital Estadual de Vila Velha 12/11/2016

Governo amplia serviços no Hospital Estadual de Vila Velha

O Governo do Estado entregou no Hospital Estadual de Vila Velha 42 leitos de enfermaria cirúrgica e um centro cirúrgico para ortopedia com três salas. Com a estrutura, a unidade passa a ser referência em cirurgia ortopédica de mão na rede pública de saúde do Estado. O novo serviço recebeu a visita do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, nesta quinta-feira (10).

A visita foi conduzida pela direção do hospital, que recebeu também o presidente da Comissão em Saúde da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Hércules Silveira, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o presidente da COOTES Alceuleir Cardoso  e outras autoridades locais.

O Hospital irá ofertar, inicialmente, cirurgias de mão e, posteriormente, serão realizadas as demais cirurgias ortopédicas de menor complexidade, como as de extremidades (perna e braço) e que não necessitam de previsão de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A unidade tem capacidade para realizar até 6 mil cirurgias ortopédicas por ano, sendo 2.880 de mão, além de 9.600 atendimentos ambulatoriais por ano. O investimento foi de R$ 900 mil para adequação na área física e compra de materiais e equipamentos.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a entrega desse serviço amplia e melhora o acesso do cidadão à cirurgia ortopédica eletiva no Espírito Santo, uma vez que será capaz de reduzir o tempo de espera para o procedimento no Estado.

“Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera para cirurgia ortopédica, que chega a média de um ano de espera. Com o serviço, será possível reduzir esse tempo para 60 dias. Já para demanda de cirurgia ortopédica de mão no Estado, o objetivo é zerar essa fila em 90 dias com o atendimento que será realizado pelo hospital”, explicou o secretário.

Dos 42 leitos abertos, 31 são destinados ao serviço de ortopedia em enfermaria cirúrgica e 11 leitos para hospital/dia, ou seja, utilizados quando não há necessidade de internação. Ao todo, a unidade conta agora com 92 leitos, sendo 50 deles de retaguarda para unidades de urgência e emergência do Estado.

Para atender as demandas de ortopedia, o Hospital Estadual de Vila Velha montou um ambulatório com quatro salas climatizadas. Com essa estrutura, a unidade começou a desenvolver o projeto Mãos Saudáveis, que visa realizar um atendimento eficiente em ortopedia à população com foco na qualidade e segurança na assistência.

Uma equipe multidisciplinar especializada compõe o serviço de ortopedia do hospital, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e técnicos em radiologia e imobilização.

 

Fonte: Sesa

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29055-220

27 3325-3183
© 2017 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia