NOTÍCIAS

Especialista da COOTES faz palestra no 1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica 06/06/2017

Especialista da COOTES faz palestra no 1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica

O especialista da COOTES Bernardo Garcia Barroso representou o serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG) – que é coordenado pela COOTES -, durante o 1º Congresso de Onco-Hematologia Pediátrica, que aconteceu de 1º a 2 de junho, no auditório da Emescam, em Vitória.

“Foi um evento de alto nível, com palestrante de outros estados como São Paulo e Bahia. Na minha palestra pude apresentar um pouco da experiência do Serviço de Ortopedia Pediátrica no tratamento de tumores ósseos e lesões pseudotumorais”, explicou Bernardo, que abordou o tema “Tumores Ósseos – princípios do diagnóstico e tratamento”.

O objetivo do evento, que também marcou a celebração do 30º aniversário da Onco-Hematologia Pediátrica do HEINSG, foi abordar os avanços científicos e tecnológicos no tratamento das doenças malignas e benignas do sangue, bem como os tumores sólidos e também os desafios que ainda precisam ser vencidos para ampliar a eficácia nos tratamentos.

O diagnóstico precoce também foi um dos principais temas debatidos no evento. De acordo com a médica onco-hematologista Milena Gottardi Tonini Frasson, no estágio inicial são grandes as chances de sobrevida mesmo em casos como leucemia ou linfomas.

“Nos adultos trabalha-se muito a prevenção das doenças do sangue, já nas crianças não há muito tempo para isso, porque elas aparecem muito rápido, com poucos anos de vida, portanto o diagnóstico precoce é melhor forma de garantir a sobrevivência”, salientou Milena. A médica informou que em países desenvolvidos a taxa de sobrevida de câncer pediátrico chega a 80%, mas no caso do Brasil os índices ainda são inferiores. O câncer infanto-juvenil é a segunda maior causa de morte no Brasil entre pessoas da faixa etária que vai de 1 a 19 anos.

O congresso também abordou os avanços científicos e tecnológicos no tratamento das doenças malignas e benignas do sangue, bem como os tumores sólidos e os desafios que ainda precisam ser vencidos para ampliar a eficácia nos tratamentos.

O evento foi organizado por membros da equipe de Onco-Hematologia do HINSG, com o apoio da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) e da Emescam.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia