NOTÍCIAS

Dia nacional de advertência aos planos de saúde será em 25 de abril 19/04/2012

Dia nacional de advertência aos planos de saúde será em 25 de abril

A COOTES informa que no dia 25 de abril acontecerão, em todo o país, protestos organizados pelos médicos contra as operadoras da saúde suplementar, que se negam a negociar sobre a recuperação de honorários defasados e pelo fim da interferência antiética na relação entre os profissionais e seus pacientes.

Em cada Estado será definido o formato da mobilização, por meio de assembleias e reuniões locais. Os atendimentos de urgência e emergência, entretanto, serão mantidos e a orientação é para que os médicos comuniquem sua programação do dia 25 de abril com antecedência.

De acordo com a Comissão de Saúde Suplementar, a pauta de reivindicações do movimento ficou assim definida:

Reajuste de honorários:

Recuperar as perdas financeiras dos últimos anos, de forma a contemplar também os procedimentos, e não apenas as consultas.

Contratos:

Inserção de critério de reajuste com índice ou conjunto de índices definido e periodicidade no máximo de 12 meses; inserção de critérios de credenciamento, descredenciamento, glosas e outras situações que configurem interferência na autonomia do médico.

Hierarquização:

Inclusão da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) como referência para o processo de hierarquização a ser instituído por Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir de então, o percentual de reajuste será o mesmo para as consultas e todos os procedimentos, sem distorções na valoração.

 

Este é o terceiro protesto nacional dos médicos contra os abusos praticados pelas operadoras no período de um ano. Em 2011, houve duas datas de mobilização: em 7 de abril e em 21 de setembro. Nas duas oportunidades, os profissionais foram às ruas para chamar a atenção para os problemas que comprometem, principalmente, a qualidade do atendimento oferecido aos usuários dos planos de saúde.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia