NOTÍCIAS

Dia dos Médicos homenageia a nobre Profissão 18/10/2014

Dia dos Médicos homenageia a nobre Profissão

Todo dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, profissional que tem por ofício cuidar da saúde. Uma das profissões mais antigas da história da humanidade, a medicina é uma palavra, não por acaso, derivada do verbo latino mederi, que significa curar e trabalhar.

O dia escolhido para celebrar a profissão foi em referência à data de nascimento do santo padroeiro da medicina: São Lucas, nascido em 18 de outubro por volta do século I, é lembrado por ter escrito parte do Novo Testamento e pela alcunha de “amado médico”, criada por São Paulo, seu amigo.

Não há dados históricos precisos sobre a vida de São Lucas, mas acredita-se que teria estudado medicina em Antioquia, hoje chamada Antakya, situada no sudeste da Turquia. A tradição ainda conta que ele exercia outras atividades, como pintura e música.

Durante a sua vida, o santo curou pessoas por onde passava. Em suas escrituras detectam-se termos de interesse médico da época, o suficiente para a Igreja reconhecê-lo como médico.

Dos países que comemoram o dia do médico em 18 de outubro, estão Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra. Há outros, no entanto, que possuem seus próprios dias e motivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Doctor’s Day acontece em 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi ministrada em um paciente, no ano de 1842.

Já na Índia, os médicos são homenageados no dia 1º de julho, em memória do indiano Bidhan Chandra Roy, médico falecido em 1962 aos 80 anos. Na própria Turquia, país de São Lucas, o dia do médico é celebrado em 14 de março, data da fundação da primeira faculdade moderna de medicina do país.

Em alguns países latinos, como Paraguai e Uruguai, comemora-se o Dia do Médico em 3 de dezembro, em referência ao cubano Carlos Juan Finlay. O médico confirmou a teoria da propagação da febre amarela pelo Aedes Aegypti em apresentação na Academia de Ciências de Havana, em 1881.

Cada uma à sua maneira e em sua data definida, muitas pátrias prestam reverência a uma das profissões consideradas mais nobres e humanas, em qualquer sociedade do mundo.

Parabéns médicos.

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia