NOTÍCIAS

Curta a praia com mais segurança e evite acidentes 25/01/2013

Curta a praia com mais segurança e evite acidentes

O verão está aí, é período de férias e, como sempre, as praias estão lotadas. E quando se trata de segurança dos banhistas, ou daqueles que praticam esportes aquáticos, todo cuidado é pouco. Por isso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional Espírito Santo (SBOT-ES), em parceria da Associação Amigos da Praia de Camburi (AAPC), promove neste domingo (27), a partir das 9h, na Praia de Camburi, Vitória (ES), a campanha Praia Segura, que tem por objetivo apresentar aos banhistas cuidados essenciais que devem ser observados ao frequentar praias, rios e lagoas.

A campanha se faz necessária, pois em 2012, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 170 casos de afogamento no Estado, entre buscas e resgates. E 2013 começou com números preocupantes, pois até o dia 15 deste mês cerca de 25 mortes foram contabilizadas pelo órgão, em todo o litoral do Espírito Santo. Os números são considerados altos, porém podem ser reduzidos, caso a população se atente para certos cuidados.

Segundo o presidente da SBOT-ES, Marcelo Rezende, a ação atuará de maneira preventiva por meio de informações que serão levadas aos banhistas. Para isso, serão distribuídos panfletos contendo dicas de como aproveitar as praias, lagoas e rios com mais segurança, como evitar saltar de locais muito altos, afastar-se da margem da praia ou dos rios, entre outras. “Sabemos que neste período das férias o número de afogamentos e acidentes nas praias aumenta bastante e, por conta disso, o Praia Segura vai alertar às pessoas a aproveitar com responsabilidade este período de lazer”, explicou Rezende.

Como parte da campanha, um grupo de nadadores da AAPC fará uma travessia até a ilha do Socó e retornará à praia, mas antes será feita uma caminhada de aquecimento pela orla de Camburi para a distribuição dos panfletos com dicas de segurança.

O projeto ainda conta com o apoioda Cooperativa de Ortopedistas e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo (COOTES), do Grupo Viciados em Virtude – que visa mobilizar jovens brasileiros na luta contra drogas prejudiciais a saúde, prostituição e outros males – além do Instituto Vida em Movimento e da Sinalização Comunicação Visual.
Siga algumas dicas do Corpo de Bombeiros e da SBOT-ES e curta a praia com segurança:

– Prefira banhar-se próximo aos guarda-vidas;

– Se ingerir bebidas alcoólicas, evite entrar na água;

– Não mergulhe após lanches e refeições;

– Não ultrapasse o perímetro delimitado para banho. Caso não haja sinalização, evite afastar-se da margem;

– Não deixe crianças sozinhas e sem a presença de um adulto;

– Evite ficar horas exposto ao sol, use filtro solar e beba bastante água;

– Pratique esportes somente em locais dedicados aos mesmos;

– Ao perceber um afogamento, prefira lançar objetos flutuantes, como bolas, boias, cordas e pranchas, ao invés da ação corpo a corpo se não for capacitado;

– Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (190) e siga todas as orientações dadas.

 

Fonte:SBOTES

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia