NOTÍCIAS

Confira como foram os cursos promovidos pela COOTES e SBOT-ES, em Colatina 11/06/2012

Confira como foram os cursos promovidos pela COOTES e SBOT-ES, em Colatina

Entre os dias 1 e 2 deste mês, ortopedistas e traumatologistas capixabas estiveram reunidos em Colatina para dois encontros diferentes. Um deles para aprender um pouco mais sobre o movimento cooperativista e o papel de uma entidade que esteja ligada a ele, e o outro para proporcionar aos especialistas oportunidades de debater sobre técnicas e instrumentos utilizados no tratamento de fraturas e fixação externa.

O primeiro encontro, que aconteceu no dia 1º de junho, foi o curso de Cooperativismo Básico, organizado pela COOTES e ministrado pelo gerente técnico da OCB/ES, Enoque Alves. Voltada principalmente para os novos cooperados, a palestra abordou a origem do movimento, sua prática no Espírito Santo, no Brasil e também no mundo, bem como os direitos e obrigações de cada membro em uma cooperativa, entre outros tópicos.
O ortopedista Laugeci dos Santos Costa, mesmo com 52 anos de profissão, compareceu ao local e participou da palestra. “Esse encontro foi uma excelente oportunidade para os cooperados conhecerem mais sobre o movimento e, assim, compreenderem a importância que a COOTES exerce no setor de saúde do Estado”, afirmou Costa.
Quem também esteve presente foi o especialista Jorge Galvão Soares Júnior, que congrega da mesma opinião de Costa sobre a qualidade do encontro. “O curso foi essencial para esclarecer diversas dúvidas sobre o assunto, além de mostrar que todos cumprem um papel dentro da entidade, com suas obrigações e direitos”, disse Galvão, que parabenizou o palestrante, Enoque Alves, pelo foco e clareza ao abordar o tema.

Além do Curso de Cooperativismo, Galvão também participou do Workshop de Osteossíntese, oferecido pela SBOT-ES aos associados no dia 2 de junho, e ressaltou a importância do encontro para a formação dos ortopedistas. “Independente do tempo de carreira que você possui, ouvir a opinião de outros especialistas e participar das discussões propostas é crucial para a evolução profissional”, conclui Galvão.
O workshop foi ministrado pelo especialista capixaba Luiz Augusto Bittencourt Campinhos, integrante da equipe de treinadores da “AO Brasil”, uma filial da AO Foundation – presente em diversos países –, que estuda e oferece aos ortopedistas e traumatologistas treinamentos em tratamentos cirúrgicos de fraturas. “A principal intenção do curso foi a de oferecer aos nossos médicos a oportunidade de conhecerem técnicas de cirurgias e tratamentos de fraturas, como a TFN (Trochanteric Femoral Nail) – nunca realizada no Estado e que foi apresentada neste curso”, lembrou Campinhos.
O coordenador do serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital Estadual e Maternidade Sílvio Avidos (HEMSA), em Colatina, Sandro Marcos Pereira, foi o organizador local dos dois eventos. Ele  parabenizou e agradeceu aos principais idealizadores do Curso de Cooperativismo e do Workshop de Osteossíntese, Hélio Barroso dos Reis e Marcelo Rezende, presidentes da COOTES e da SBOT-ES, respectivamente. “Ao promoverem esses cursos no norte do Espírito Santo, ambas as diretorias mostraram-se preocupadas em congregar os especialistas capixabas, independente de sua região. Esperamos que mais encontros possam acontecer em diferentes locais do Estado”, destaca Pereira. Além dos ortopedistas e traumatologistas, participaram do workshop instrumentadores cirúrgicos do HEMSA.
Marcelo Rezende fez questão de frisar que a SBOT-ES está sempre atenta para oferecer mecanismos de educação continuada aos seus associados. “O workshop foi apenas uma das  formas que a SBOT-ES encontrou para proporcionar aos especialistas capixabas meios para que eles continuem a se qualificar cada vez mais”, afirmou. Em consonância com a fala do presidente da SBOT-ES, Hélio Barroso dos Reis aproveitou para anunciar que, em breve, também será realizado um curso de cooperativismo na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
A SBOT-ES e a COOTES agradecem a todos que participaram dos encontros, especialmente aos patrocinadores que apoiaram o evento, como os laboratórios Aché e Merck Brasil , PH Ortohead e Farmácia Princesa do Norte.

Confira fotos do Curso de Cooperativismo clicando Aqui

Confira fotos do Curso de Osteossíntese clicando Aqui

Fonte:SBOT-ES

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29055-220

27 3325-3183
© 2017 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia