NOTÍCIAS

47º TEOT aprova 708 novos ortopedistas 26/03/2018

47º TEOT aprova 708 novos ortopedistas

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia anunciou que após três dias, durante os quais foram submetidos a cinco tipos de provas, 708 médicos de todos os Estados brasileiros foram aprovados no exame que dá direito ao uso do título de Ortopedista (TEOT). O total de candidatos foi de 995.

O presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT, Jean Klay Santos Machado, explica que a prova de título é importantíssima. Ao considerar um médico merecedor do título de Ortopedista, a entidade maior da categoria está informando à sociedade brasileira que testou o profissional – foram 450 os examinadores que aplicaram a prova – e que ele está perfeitamente apto e capacitado a atender aos pacientes com a mesma capacidade dos ortopedistas dos países mais desenvolvidos.

A prova de titulação, realizada num resort de Campinas, no Estado de São Paulo, consiste num primeiro exame com 100 perguntas de múltipla escolha, na apresentação de um trabalho científico original sobre Ortopedia ou Traumatologia, seguindo-se um terceiro exame, no qual o médico candidato é confrontado com 16 problemas ortopédicos, geralmente apresentados através de uma radiografia, e é preciso tanto interpretar a patologia, como indicar como resolveria o problema hipotético.

A próxima prova é de exame físico e de atitudes e consiste no exame físico de um voluntário. O examinador informa ao candidato que supostamente o voluntário teria um problema no ombro ou queixa de dor no joelho e o candidato tem que fazer o exame do ‘paciente’ e fazer as perguntas corretas para chegar ao diagnóstico. O candidato tem ainda que mostrar como agiria em situações difíceis, por exemplo informar a um ‘paciente’ da melhor maneira possível e com a calma necessária e sem provocar pânico, que seu braço terá que ser amputado.

Depois de todas essas provas, o candidato ainda precisa mostrar a necessária habilidade, fazendo o planejamento de uma cirurgia e depois demonstrando o procedimento numa simulação com ossos feitos de plástico.

Para se submeter à prova de título, o médico precisa estar formado, ter feito três anos de residência e especialização em Ortopedia e Traumatologia, geralmente realizado em serviços ortopédicos de vários Estados, credenciados e supervisionados pela SBOT.

As notas da Prova para Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) estão disponíveis no link: http://bit.ly/Notas47TEOT.

 

(Fonte – SBOT)

BUSCA

OUTRAS NOTÍCIAS

PARCEIROS

COOTES

R. Abiail do Amaral Carneiro, 191, Ed. Arábica - Sala 607/608, Enseada do Suá, Vitória/ES, 29.050-535

27 99254-2742
27 3325-3183
© 2024 - Todos os direitos reservados Balaio Design + Estratégia